Santigo Mesa repete triunfo ao sprint em Poiares



Santigo Mesa repete triunfo ao sprint em Poiares

Santigo Mesa (Efapel Cycling) repetiu o feito de 2024 ao vencer ao sprint a chegada a Vila Nova de Poiares. No final da terceira etapa do Grande Prémio O Jogo, porém, a camisola amarela, continua a ser envergada por Afonso Silva (AP Hotels & Resorts-Tavira-SC Farense), 11.º na etapa desta sexta-feira, com o mesmo tempo do vencedor.

Inicialmente prevista para começar às 12h, a viagem de 140,8 km, entre Condeixa e Vila Nova de Poiares, começou com uma hora de atraso. As tentativas de fuga, essas, chegaram a horas, ainda que com pouca eficácia. Foi já para lá dos primeiros 42,5 quilómetros e uma hora de corrida que se registou o primeiro ataque com sucesso.

Um grupo de dez ciclistas, incluindo o camisola amarela Afonso Silva, isolou-se e chegou a ter 35 segundos de vantagem, mas foi alcançado na primeira de duas contagens de montanha que marcaram esta terceira etapa. A fuga do dia formou-se pouco depois. Após um primeiro ataque de cinco elementos, outros fizeram a ponte e, tudo somado, ficaram 12 ciclistas com cerca de 40 segundos de vantagem sobre o pelotão.

O grupo, composto por Diogo Narciso e Hugo Nunes (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car), Fábio Costa e Gonçalo Oliveira (Anicolor-Tien21), André Carvalho (Efapel Cycling), Gaspar Gonçalves (GI Group Holding-Simoldes-UDO), Bruno Silva (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), César Fonte e Daniel Dias (Rádio Popular-Paredes-Boavista), Diogo Gonçalves e Francisco Pereira (Feirense-Beeceler) e João Silva (Óbidos Cycling Team), chegou a ter um vantagem de 1m30s, já com 100 quilómetros percorridos.


No entanto, não resistiram e acabaram alcançados dentro dos quilómetros finais. Antes do final, ainda houve tentativas de movimentações, mas a discussão do triunfo estava destinada ao sprint. Aí, Santigo Mesa voltou a ser o mais forte, ao fim de 3h19m42s, tal como tinha sido em 2024. O ciclista da Efapel Cycling superou João Matias (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua) e Tomás Contte (Aviludo-Louletano-Loulé), segundo e terceiro classificados, por esta ordem.

Nas contas da geral não houve alterações, com Afonso Silva a manter-se na liderança, com 26 segundos de vantagem sobre Pedro Silva (Anicolor-Tien21), segundo, e 32 sobre Emanuel Duarte (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car), terceiro.

O Grande Prémio O Jogo/Leilosoc prossegue este sábado, com o pelotão a partir para a penúltima etapa de Castanheira de Pêra, da Avenida 25 de abril (12h00). O final, na mesma avenida, é 138.5 quilómetros depois, e após duas contagens de montanha, estando previsto para as 15h31.


Fotografia: Ciclismo +TV 

 

2025-04-25 - 16:35:35

 


 

Voltar