
Oscar Pelegrí surpreende em Águeda
David Rodrigues (RP-Boavista) venceu a quinta e última etapa da prova abrindo caminho ao triunfo do colega Oscar Pelegrí na geral individual
O espanhol Oscar Pelegrí (RP-Boavista) venceu esta tarde o 39.º Grande Prémio Abimot/Altice decorrida a quinta e última etapa conquistada pelo seu colega de equipa David Rodrigues. O perfil de maior dificuldade do último dia de competição, entre Anadia e Águeda, mas que contava com contagens de montanha em Sever do Vouga e Talhadas confirmou, ao cair do pano, a alteração da tabela classificativa com a substituíção de Raúl Alarcón, líder desde o segundo dia, pelo compatriota Oscar Peligrí, este na sua primeira vitória com as cores da RP-Boavista.
A corrida foi assinalada por diversos momentos de ataque, com diferentes protagonistas. A uma fuga inicial que chegou a ter mais 7 minutos, os esforços da W52-FC Porto e da RP-Boavista deram uma boa réplica, mas o elevado ritmo da prova revelou-se demasiado penoso para o camisola amarela Raúl Alarcón, esgotado de forças e atrasado do grupo em que seguia a cerca de 15 quilómetros do risco de chegada. A quebra do vencedor da última Volta a Portugal foi tónico para os fugitivos e para quem tinha ambição de vencer a classificação geral.
David Rodrigues, um dos integrantes da fuga inicial, atacou à entrada do último quilómetro, antecipando-se aos homens mais velozes, para se impor na etapa. Com as bonificações dos lugarews restantes em disputa, César Martingil foi segundo classificado, tendo Oscar Peligrí levando a melhor sobre Luís Mendonça e colhido o terceiro lugar que lhe abriu o triunfo da classificação geral.
"Sabia que iria enfrentar adversários muito fortes e de bom nível mas, para isso, encontrava-me preparado. Sabia que me encontrava bem fisicamente, comecei a última etapa como segundo da geral, e a vitória não é uma surpresa. A equipa esteve muito bem, tal como o meui colega David Rodrigues a vencer a etapa, e auxilou-me a conquistar este resultado", resumiu o espanhol Pelegrí, 24 anos e especialista em provas de um dia.
Assim, no alinhamento da classificação final, Oscar Pelegrí surge secundado por Luís Mendonça (Aviludo-Louletano-Uli) e Frederico Figueiredo (Sporting-Tavira), segundon e terceirob classificados, a quatro e seis segundos, respetivamente.
Nas classificações secundárias do 39.º Grande Prémio Abimota, a equipa do Sportint-Tavira venceu a classificação geral coletiva, tendo Luís Mendonça e David de la Fuente (Aviludo-Louletano-Uli) sido consagrados com o triunfo na classififcação por pontos e da montanha. As metas-volantes foram prémio para Pedro Paulinho (Efapel) e a geral da Juventude manteve-se em Xuban Errazkin (Vito-Feirense-Blackjack).
CLASSIFICAÇÕES
5.ª etapa: Anadia-Águeda, 153,6 km
Média de 40,5 km/h
1.º David Rodrigues (RP-Boavista), 3h51m11s
2.º César Martingil (Liberty Seguros-Carglass), mt
3.º Oscar Pelegri (RP-Boavista), mt
4.º Luís Mendonça (Aviludo-Louletano-Uli), mt
5.º Francisco Campos (Miranda-Mortágua), mt
6.º Mario Gonzalez (Sporting-Tavira), mt
7.º Rafael Silva (Efapel), mt
8.º João Rodrigues (W52-FC Porto), mt
9.º Alvaro Trueba (Sporting-Tavira), mt
10.º Frederico Figueiredo (Sporting-Tavira, mt
Geral individual
1.º Oscar Pelegri (RP-Boavista),13h57m12s
2.º Luís Mendonça (Aviludo/Louletano/Uli), a 5s
3.º Frederico Figueiredo (Sporting-Tavira), a 14s
4.º Mario Gonzalez (Sporting-Tavira), a 20s
5.º Rafael Silva (Efapel), a 25s
6.º Antonio Barbio (Miranda-Mortágua), a 41s
7.º João Rodrigues (W52-FC Porto), a 1m11s
8.º David Rodrigues (RP-Boavista), a 1m22
9.º Vicente Garcia di Mateos (Aviludo-Louletano-Uli), a 2m12s
10.º Sérgio Paulinho (Efapel), a 4m06s
2018-06-17 - 17:40:29