
Noah Hobbs bisa em Arraiolos e mantém a Amarela
Líder da classificação geral da Volta ao Alentejo, Noah Hobbs demonstrou esse estatuto esta sexta-feira da melhor maneira: a ganhar.
Numa chegada ao sprint, o ciclista da EF Education-Aevolo superiorizou-se a Nicolás Tivani (Aviludo-Louletano-Loulé) e Xabier Berasategi (Euskaltel-Euskadi) e somou a segunda vitória da semana.
Nesta terceira etapa da Alentejana, o pelotão saiu de Carvalhal rumo a uma viagem de 180 quilómetros, a maior da corrida.
E a fuga do dia, refira-se, foi longa. Patrick Casey (Israel Premier Tech Academy), Jesús Peña (APHotels & Resorts-Tavira-SC Farense), Sergio Geerlings (Caja Rural-Alea) e Rui Silva (Porminho sub-23) atacaram ao quilómetro 43, mas pouco depois, Rui Silva descolou do grupo.
Ficou então um trio na frente, que chegou a ter mais de quatro minutos de vantagem em relação ao pelotão e que dominou maior parte da luta pelos pontos ao longo do percurso: Sergio Geerlings venceu a segunda meta-volante, Jesús Peña a terceira e Patrick Casey a primeira contagem de montanha.
Antes, já Nicolás Tivani havia sido o mais rápido na primeira meta-volante.
À passagem do quilómetro 104, Peña perdeu o contacto com a fuga e deixou Geerlings e Casey sozinhos na frente até praticamente ao fim da corrida: só a cinco mil metros da meta é que a dupla foi alcançada pelo pelotão.
Foi já com o pelotão junto que Pedro Pinto (Efapel Cycling) foi o mais rápido na segunda contagem de montanha, antes do sprint final na Rua 1.º de Maio, em Arraiolos, que coroou Noah Hobbs.
Hobbs mantém assim a Camisola Amarela, assim como a liderança da classificação por pontos e da juventude. Pedro Pinto veste a Camisola Verde, do prémio de montanha.
Este sábado, é dia de etapa rainha: a Alentejana vai para a estrada em Monforte, às 11h30, e termina 147.7 quilómetros depois, em Castelo de Vide.
Imagem de capa: Podium Events / Matias Novo
2025-03-28 - 16:32:46