João Almeida vence a Volta ao País Basco e faz história



João Almeida vence a Volta ao País Basco e faz história

João Almeida confirmou este sábado a vitória na Volta ao País Basco, a segunda na carreira numa prova do World Tour.

Depois de ter vencido a quarta etapa, o ciclista português fechou com chave de ouro a semana, com mais um triunfo na tarde deste sábado, e voltou a fazer história para o ciclismo nacional.

João Almeida começou quase de forma perfeita a Volta ao País Basco: no contrarrelógio que marcou o arranque da corrida, fez logo segundo lugar, a escassos 54 centésimos de segundos da liderança, o alemão Maximilian Schachmann, da Soudal Quick-Step.

Almeida não ficou com a Camisola Amarela nesse dia, mas deixou logo boas indicações para o resto da semana, posteriormente confirmadas.

A Camisola Amarela, aliás, só chegou ao quarto dia: antes, o corredor de A-Dos-Francos controlou a chegada ao sprint na etapa dois, e ficou em quarto na terceira etapa, numa tarde em que cortou a meta ao lado de Schachmann.

A quarta etapa foi então a decisiva para João Almeida, com um ataque fortíssimo a 13 quilómetros do final do percurso entre Beasain e Markina-Xemein. Essa inciativa permitiu-lhe ganhar 30 segundos à concorrência e deixar bem encaminhada a vitória final.

Se a quinta etapa foi apenas para controlar a geral, a sexta e última foi a cereja no topo do bolo. Almeida começou a movimentar-se com 40 quilómetros para o fim da etapa, conseguiu deixar vários adversários para trás até ficar apenas a discutir a corrida com Enric Mas (Movistar Team).

No sprint com o adversário espanhol, o corredor luso foi mais forte e confirmou o triunfo na geral com a segunda vitória da semana.

João Almeida conquista assim a segunda prova do World Tour da carreira, depois de já ter festejado na Volta à Polónia de 2021. O atleta de 26 anos torna-se também no primeiro português a vencer a Volta ao País Basco.

IMAGEM DE CAPA: Sprint Cycling.

 

2025-04-12 - 16:53:52

 


 

Voltar