
João Almeida e António Morgado seguem nos cinco primeiros da Algarvia
A terceira etapa da Volta ao Algarve foi decidida ao sprint, em Tavira, e não provocou alteração na liderança da classificação geral. João Almeida e António Morgado, dois dos portugueses da UAE Team Emirates, continuam entre os cinco primeiros da Algarvia.
João Almeida segue na segunda posição da geral, a quatro segundos do colega Jan Christen, enquanto António Morgado é quarto, a 20 segundos, tendo subido um lugar graças ao abandono de Romain Bardet, da Team Picnic PostNL, que sofreu uma queda. Nesta etapa, ambos chegaram dentro do pelotão, com o mesmo tempo do vencedor.
Alexis Guerin (Anicolor-Tien21), 27.º a 2m12s, e Tiago Antunes (Efapel Cycling), 32.º a 2m22s, continuam como o melhor representante das equipas portuguesas e o melhor português dentro das formações lusas, respetivamente. Nesta etapa, porém, o melhor representante das equipas continentais foi Santiago Mesa (Efapel Cycling), oitavo no sprint, com destaque igualmente para Nicolás Tivani (Aviludo-Louletano-Loulé), que assumiu a liderança da classificação da montanha.

A história da etapa, uma tirada de 183.5 quilómetros que uniu Vila Real de Santo António a Tavira, começou novamente numa fuga liderada por ciclistas de equipas continentais portuguesas. Um grupo de dez fugitivos ganhou vantagem logo após o quilómetro cinco. Seriam alcançados com cerca de 40 quilómetros para percorrer, e a decisão, como estava previsto, deu-se ao sprint.
O português Iúri Leitão (Caja Rural-Seguros RGA) esteve envolvido numa queda que o afastou do sprint final e Rui Oliveira (UAE Team Emirates XRG) foi afetado por uma movimentação perigosa de Alberto Dainese (Tudor Pro Cycling Team), que seria segundo mas acabou relegado para o último lugar do pelotão por sprint irregular. Ainda assim, Rui Oliveira foi 16.º na etapa.

Jordi Meeus (Red Bull - Bora - hansgrohe) foi o mais rápido, seguido de Biniam Girmay (Intermarché-Wanty) e Arnaud De Lie (Lotto Cycling Team), já considerando a penalização de Dainese. Na geral, ficou tudo na mesma, com Jan Christen (UAE Team Emirates XRG) a vestir de amarelo, com quatro segundos de vantagem sobre João Almeida. O jovem suíço é ainda líder da juventude. Para além da já referida camisola da montanha, também a dos pontos mudou de dono, passando a ser envergada pelo vencedor da etapa.
A Algarvia prossegue este sábado, com a quarta etapa, que tem início agendado para as 12h15 e liga Albufeira a Faro, num percurso de 175.2 quilómetros que promete uma corrida agitada. O dia fica ainda marcado pelo Algarve Granfondo, com partida e chegada em Faro.
2025-02-21 - 23:38:05