Faleceu Vítor Tenazinha
A Federação Portuguesa de Ciclismo lamenta profundamente o falecimento de Vítor Tenazinha, nesta terça-feira, aos 80 anos.
Vítor Tenazinha tinha apenas 17 anos quando se inscreveu como individual no circuito para “Populares” em Boliqueime, cidade onde nasceu. Venceu a prova e o seu excelente desempenho não passou despercebido e a equipa do Louletano rapidamente mostrou interesse no ciclista. Foi precisamente neste clube no qual, no ano de 1957, iniciou a sua atividade como “Amador-Júnior”.
O ex-corredor português representou Portugal na Volta a Espanha, em 1962 e, na sua última temporada no Louletano, tornou a ser chamado à seleção para participar na Volta a França do Futuro, prova que terminou na 22.ª posição. Nesse mesmo ano, foi 11.º à geral na Volta a Portugal.
Reconhecido pela suba combatividade, Vítor Tenazinha deixou o Louletano no final da época de 1965, passando a profissional no ano seguinte, ao serviço do Benfica. Nesta tão reconhecida equipa, onde esteve apenas um ano, foi colega de vários grandes nomes do ciclismo, tais como Peixoto Alves, Francisco Valada, Fernando Mendes e Américo Silva. Vítor Tenazinha ingressaria então no Sporting, em 1966, equipa em que esteve até 1970.
Vítor Tenazinha, além de ter competido além-fronteiras, também brilhou no seu país, tendo conquistado várias vitórias em etapas na Volta a Portugal, entre 1962 e 1968.
A Federação Portuguesa de Ciclismo lamenta profundamente o falecimento de Vítor Tenazinha e envia as mais sinceras condolências à família e amigos.
2022-09-07 - 15:35:21