![Equipas portuguesas claramente favoritas para a Volta a Portugal](https://www.fpciclismo.pt/ficheiros/2023/_1-3.jpg)
Equipas portuguesas claramente favoritas para a Volta a Portugal
A edição de 2023 da Volta a Portugal Continente começa amanhã em Viseu com um prólogo de 3,6 quilómetros e termina no dia 20, em Viana do Castelo, com um contrarrelógio individual de 17,9 quilómetros, com final no monte de Santa Luzia.
Pelo caminho, o pelotão de 125 corredores percorre praticamente todas as regiões de Portugal Continental, incluindo o Algarve e o Alentejo, que menos vezes recebem a corrida.
A viagem começa com etapas nas quais os sprinters e os roladores poderão ter uma palavra a dizer, mas tem uma segunda semana de muita exigência montanhosa.
As quatro primeiras etapas em linha são ao jeito dos homens rápidos. Mas a quinta marca um corte, pois é a chegada ao alto da Torre, na serra da Estrela. Até ao contrarrelógio final haverá mais três chegadas coincidentes com prémios de montanha: Guarda (6.ª etapa), serra do Larouco (7.ª) e Senhora da Graça (9.ª). Só a chegada a Fafe, ainda que em terreno ondulado, não é considerada chegada em alto.
Estão inscritas 18 equipas. Às nove portuguesas juntam-se outras tantas forasteiras. As formações nacionais são claras candidatas ao protagonismo, tanto nos dias com chegada ao sprint como nas jornadas decisivas. No entanto, a Burgos-BH, a Euskaltel-Euskadi e a Team Vorarlberg também apresentam argumentos para se fazerem notar.
O tiro de partida acontece em registo de contrarrelógio individual. Apenas 3600 metros, com início às 15h21 desta quarta-feira. O primeiro a arrancar é o espanhol Guillermo García (Rádio Popular-Paredes-Boavista). O último a ir para a estrada é o grande especialista nacional neste tipo de exercícios, Rafael Reis (Glassdrive-Q8-Anicolor), às 17h25.
2023-08-08 - 18:00:30