Domínio repartido na etapa dupla de Sangalhos
As quinta e sexta provas pontuáveis para a Taça de Portugal de BMX, disputadas neste fim de semana, na pista do Centro de Alto Rendimento, em Sangalhos, Anadia, tiveram vencedores diferentes nos dois dias de competição.
As corridas de sábado, nas categorias principais de homens e mulheres, foram ganhas por corredores vindos de fora. No domingo, os portugueses das equipas nacionais repuseram a lei do mais forte, com Renato da Silva (Team BMX Quarteira) e Rita Xufre (Núcleo Bicross de Setúbal/Knowledge Inside) a cimentarem o primeiro lugar na geral da Taça.
Na jornada de sábado, Vincent Pelluard foi o mais forte na categoria supercross masculina. No domingo Renato da Silva tomou as rédeas da competição, vencendo a prova e assumindo como comandante incontestado da classificação geral.
Entre as femininas com mais de 15 anos a situação foi semelhante. Na etapa de sábado impôs-se Ambre Beato (DN Joué-les-Tours). Mas no domingo Rita Xufre venceu e reforçou o primeiro lugar na Taça de Portugal.
Nos homens +17 anos, Martim Almeida (Clube Bicross de Portimão) saiu de Sangalhos no topo da geral, depois de ter vencido a etapa de domingo, apesar de ter sido batido por Adrian Moldovan (Núcleo Bicross de Setúbal/Knowledge Inside) no sábado.
Nas camadas jovens também houve diferentes ciclistas com motivos para celebrar ao longo do fim de semana. Nos sub-17 masculinos Francisco Sousa (Team BMX Quarteira) ganhou no sábado, foi batido por Neco Barquin no domingo, mas segurou a primazia na classificação geral.
O espanhol Ángel Estebán (BMX School Zaragoza) ganhou sábado e domingo, mas Joaquim Pinto (Casa do Povo de Abrunheira) segue no topo da geral. Na mesma categoria, mas no setor feminino, Maria Pinto (Casa do Povo de Abrunheira) fez o pleno, impondo-se nas etapas de sábado e de domingo e consolidando o primeiro posto na geral.
Quando faltam duas etapas para o encerramento das contas da Taça de Portugal, saem de Sangalhos também como comandantes Alexandra Loureiro (Pinhalbike Team Associação Desportiva), em masters femininas, Marco Amaral (Team BMX Quarteira), em cruisers 30/39, e Paulo Domingues (Casa do Povo de Abrunheira), em cruisers 40+.
A geral coletiva está ao rubro. No sábado os melhores foram os corredores da Casa do Povo de Abrunheira, mas no domingo brilharam os representantes Clube Bicross de Portimão. Na geral, os portimonenses comandam com 114 pontos, mais dois do que os rivais.
A Taça de Portugal de BMX termina em Portimão, com uma jornada dupla, marcada para os dias 21 e 22 de setembro.
2024-07-21 - 14:01:49