Ciclismo internacional de regresso às estradas da Serra da Arrábida



Ciclismo internacional de regresso às estradas da Serra da Arrábida

O penúltimo fim de semana de março marca o regresso do ciclismo internacional às estradas da Serra da Arrábida: no domingo, Sesimbra, Palmela e Setúbal recebem a Troféu Internacional da Arrábida, outrora Clássica da Arrábida.

A prova portuguesa de um dia há mais tempo inscrita no calendário da União Ciclista Internacional está de regresso para mais uma edição, num ano em que a corrida começa em Sesimbra e acaba em Setúbal.

Pelo meio, e num percurso de quase 178 quilómetros, o pelotão vai ainda passar por Palmela. A partida está agendada para as 11h40, na Avenida da Liberdade, em Sesimbra, e a chegada está prevista para cerca das 15h50, na Avenida Luísa Todi, em Setúbal.

O trajeto é maioritariamente plano, mas há três contagens de montanha - uma em cada município - que prometem agitar a corrida.

De resto, são 17 as equipas que vão participar na Taça Internacional da Arrábida: nove equipas continentais portuguesas, as três melhores formações nacionais no ranking de sub-23 e cinco formações internacionais: Caja Rural-Alea (Espanha), Club Ciclista Padronés Cortizo (Espanha), Illes Balears Arabay Cycling (Espanha), Project Echelon Racing (EUA) e UAE Team Emirates Gen-Z (UAE).

No BTT, o fim de semana está reservado para a 2.ª Taça de Portugal de Downhill presented by Shimano: depois da estreia em Seia, a competição internacional C2 segue para o Carvoeiro, em Viana do Castelo.

O Parque de Valinhas recebe dois dias de muita atividade: o sábado, dia 22 de março, está reservado para os treinos, no domingo os ciclistas entram em ação a partir das 10h45.

Nesta altura, Oisin O'Callaghan e Mikayla Parton são os líderes da Taça de Portugal de Downhill presented by Shimano nas elites masculina e feminina, respetivamente.

Ainda no BTT, tem início da Taça de Portugal XCM, com a II Maratona Torres Vedras, no Parque Verde da Várzea, a ter lugar no domingo.

A corrida tem início às 09h00, com diferentes percursos: a maratona elite terá 90 quilómetros, a maratona curta 70 quilómetros e a meia-maratona 45 quilómetros.

Mais eventos oficiais:

22 de março: Encontro Escolas BTT - Zona B, Faro
22de março: I Taça do Algarve de XCO, Faro
22 de março: EE#2 Escolas SMG 2025, São Miguel
22 de março: 1.ª XCM Ludens Machico - Campeonato da Madeira de Maratona - 2025, Ribeiro de Machico
22 de março: EE#10 Escolas Faial/Pico 2025, Pico
23 de março: Encontro Inter Regional Escolas BTT - Zona A, São Mamede de Infesta
23 de março: XCO#2 Faial/Pico 2025, Pico
23 de março: XCO#3 São Miguel 2025, São Miguel
23 de março: XCO#2 Terceira 2025, Terceira
23 de março: E#1 Estrada São Miguel 2025, São Miguel
23 de março: 1.ª Taça do Algarve Sub-17 e Sub-19 M/F, Lagoa

 

2025-03-18 - 16:16:23

 


 

Voltar