João Almeida quer novos desafios e o Tour é um deles
João Almeida recebeu-nos em casa na véspera de partir para a primeira concentração da equipa para a nova temporada. O estágio será o primeiro contacto entre o plantel e equipa técnica, momento também para uma abordagem preliminar ao calendário de 2024. Mas o português já sabe o que quer para a temporada que aí vem.
"Gostava de fazer a Volta a França, porque já corri o Giro muitas vezes e começa a ser um pouco repetitivo. Gostava também de fazer o Dauphiné ou a Volta à Suíça e outro tipo de corridas. Se calhar, ir às clássicas das Ardenas. Ter outros desafios é importante para um corredor”, salienta João Almeida.
Sobre a eventualidade de haver alterações de planos da equipa quanto à participação na Volta a França, tendo em conta os desaires da UAE Team Emirates nas duas últimas edições, João Almeida é taxativo: “Acho que não tem qualquer influência. A minha ida não depende da ida dos outros”.
A mudança que o ciclista admite é nas suas próprias ambições: "Antes de saber que a Volta a Espanha ia começar em Portugal, o meu objetivo era só o Tour e os Jogos Olímpicos, se for convocado, obviamente. Deixaria a Vuelta como plano b - iria se me sentisse bem. Mas raramente acontece uma grande volta começar em Portugal, então acho que seria muito bom fazer a Vuelta”.
Pode ver a entrevista completa com João Almeida no vídeo em baixo, uma conversa em que o corredor português detalha ambições para o futuro e faz um balanço do ano de 2023, apontando aqueles que considera o melhor e o pior momentos pessoais da época agora finda.
Números impressionantes
João Almeida classificou-se nos dez primeiros 22 das 25 corridas por etapas em que participou desde 2020, ano em que se estreou por uma equipa do WorldTour.
João Almeida tem vindo em progressão constante: terminou no top 10 todas as provas por etapas em que participou em 2022 e 2023, com exceção do Giro de Itália do ano passo, que teve de abandonar com covid quando discutia o pódio.
João Almeida acabou no pódio 38 por cento das corridas por etapas dos anos 2020 e 2021, percentagem que subiu para 58,3 por cento nas épocas de 2022 e 2023.
Se olharmos apenas para 2023, João Almeida fez pódio em 66,7 por cento das provas por etapas em que competiu.