Facebook Youtube IPDJ Comité Olímpico Comité Paralímpico Confederação do Desporto Fundação do Desporto Centro de Alto Rendimento UCI UEC Jogos Santa Casa
Início UVP-FPC Equipa Portugal Estrada BTT BMX Pista Escolas Ciclocrosse Ciclismo para Todos
Filiações 2019
Área do Utilizador
Parceiros Oficiais
Vantagens Filiados
Vantagens Filiados
Calendários
Calendário Nacional FPC
Calendários Regionais
Info. Desportiva
Documentos/Formulários
Formação
Formação
Centros BTT
Documentação
Centros BTT
Regulamentos
Gerais
Estrada
Pista
BTT
BMX
Ciclocrosse
Trial
Escolas de Ciclismo
Ciclismo para Todos
Antidopagem
Arbitragem
Disciplina
Contactos
UVP-FPC
Associações
Organizador Provas
Notícias
 
Portugal ambiciona top 10 no Mundial de Sub-23
Equipa Portugal
A Equipa Portugal compete, amanhã, na prova de fundo para sub-23 do Campeonato do Mundo de Estrada, na região inglesa de Yorkshire, com a ambição de bater-se pelas primeiras posições.

A corrida inicia-se em Doncaster, às 14h00, e termina em Harrogate, depois de percorridos 173 quilómetros. Os últimos 27,6 serão disputados nas duas voltas a cumprir no circuito urbano, menos uma do que inicialmente previsto, numa tentativa de evitar que a prova termine depois de anoitecer, o que acontece pouco antes das 19h00 em Harrogate.

O bloco português será constituído por João Almeida (dorsal 73), André Carvalho (74), Emanuel Duarte (75) e Miguel Salgueiro (76). João Almeida, já com contrato assinado com a formação WorldTour Deceunink-Quick Step quer deixar uma marca forte na categoria sub-23, até para se desforrar do percalço do contrarrelógio, no qual uma queda impediu o caldense de estar entre os mais fortes.

“Depois daquele azar no contrarrelógio, quero colocar a ambição alta, vou lutar por um lugar no top 10. Sei o que trabalhei para estar bem nesta corrida e acredito que posso fazer uma boa corrida. Gostava que o percurso fosse mais montanhoso, mas as subidas curtas e explosivas, acompanhadas por chuva e vento tornarão esta prova muito dura”, antecipa João Almeida.

Apesar de não ser uma jornada de montanha, a seleção deverá fazer-se a subir e ainda antes da entrada no circuito final. Ao quilómetro 118,4, os corredores vão chegar ao topo de Greenhow, uma subida de 4 quilómetros com inclinação média de 7,2 e máxima de 9 por cento.

André Carvalho explica que “vai ser um percurso rompe-pernas, endurecido pelo vento e pela chuva. É um traçado que se adequa às nossas capacidades, enquanto equipa. Com uma pontinha de sorte poderemos lutar pelos lugares cimeiros. Vai ser a minha última corrida pela Seleção enquanto sub-23 e espero estar à altura de fazer uma boa prova”, conclui o minhoto.

A Equipa Portugal terá dois estreantes em Mundiais, Miguel Salgueiro e Emanuel Duarte. “És espectacular poder cumprir um objetivo que já tinha há alguns anos: representar Portugal num Campeonato do Mundo. As sensações são boas. Vou dar o meu melhor com o objetivo de ajudar a Seleção e de chegar o mais à frente possível”, afirma Miguel Salgueiro.

Emanuel Duarte, recente vencedor da Volta a Portugal do Futuro, veste a camisola da Equipa Portugal pela primeira vez. “Para mim tem um grande significado representar a Seleção Nacional, principalmente num Campeonato do Mundo. É o sonho de qualquer atleta. A ambição para a estreia é dar o que tenho para ajudar no que puder os meus companheiros”, confessa o corredor.

Daniela Campos corre de manhã
A júnior Daniela Campos também compete nesta sexta-feira, tendo por diante 86 quilómetros, entre Doncaster e Harrogate, a iniciar às 8h40. Será a única prova de fundo sem qualquer volta ao circuito de Harrogate.

A corredora algarvia, ainda júnior de primeiro ano, vai alinhar com o dorsal 85 e com o objetivo de fazer o melhor possível, num momento que ainda é de aprendizagem. “Vou tentar, sobretudo, perceber em que nível me situo no pelotão internacional, pois ainda não tenho muitas referências. Farei o melhor possível, num percurso muito plano. Preferia que tivesse mais subidas”, confessa Daniela Campos.
2019-09-26 - 14:14:00
Partilhar Facebook
« Voltar
 
 
Assembleia Geral
Documentos 2 novembro 2019
120 Anos FPC
Ciclismo Vai Escola
Inscrições Online
História do Ciclismo
História do Ciclismo
Marcos Históricos
Palmarés das Corridas Portuguesas
Volta a Portugal
PNED
Lojas Oficiais
Redes Sociais
Site desenvolvido por: Cyclop Net - Desenvolvimento de Sites Profissionais