Facebook Youtube IPDJ Comité Olímpico Comité Paralímpico Confederação do Desporto Fundação do Desporto Centro de Alto Rendimento UCI UEC Jogos Santa Casa
Início UVP-FPC Equipa Portugal Estrada BTT BMX Pista Escolas Ciclocrosse Ciclismo para Todos
Filiações 2019
Área do Utilizador
Parceiros Oficiais
Vantagens Filiados
Vantagens Filiados
Calendários
Calendário Nacional FPC
Calendários Regionais
Info. Desportiva
Documentos/Formulários
Formação
Formação
Centros BTT
Documentação
Centros BTT
Regulamentos
Gerais
Estrada
Pista
BTT
BMX
Ciclocrosse
Trial
Escolas de Ciclismo
Ciclismo para Todos
Antidopagem
Arbitragem
Disciplina
Contactos
UVP-FPC
Associações
Organizador Provas
Notícias
 
Nelson Oliveira procura novo lugar de destaque no contrarrelógio
Equipa Portugal
Nelson Oliveira parte para o contrarrelógio de elite do Campeonato do Mundo de Estrada, a disputar amanhã, entre Northallerton e Harrogate, Inglaterra, com a ambição de bater-se pelas primeiras posições.

Depois de ter sido quarto classificado, há dois anos, na Noruega, e quinto, em 2018, na Áustria, o corredor da Equipa Portugal vai lutar novamente por um lugar de destaque entre os melhores contrarrelogistas do Mundo.

O bairradino vai encontrar um contrarrelógio muito duro, devido a diferentes razões: é um exercício individual muito longo, com 54 quilómetros que obrigam a gerir muito bem o esforço, o percurso é variado e exigente, apresentando um início plano e uma parte central de permanente sobe e desce, por vezes em estradas estreitas, que reclamam perícia para ganhar tempo aos rivais. Além destes fatores, a possibilidade de estrada húmida ou mesmo de chuva durante a prova é outro elemento a ter em conta.

Nelson Oliveira já reconheceu o percurso duas vezes, tendo memorizado os locais em que é necessária atenção máxima e perícia apurada, assim como os momentos de troca de andamentos – que serão muitos -, nos diferentes troços de sobe e desce.

"A primeira parte do contrarrelógio é plana, mas o percurso começa a endurecer muito. Há subidas com elevada inclinação, que provocam várias quebras de ritmo. No final, serão 54 quilómetros com bastante dureza. Se chover tudo irá complicar-se nas partes mais técnicas e nas descidas com estrada estreita. É importante reconhecer muito bem o percurso, para que, em prova, não tenhamos de travar tanto, o que faria perder velocidade e tempo que pode ser precioso. Vamos ver como estão as pernas amanhã. Farei os possíveis para que tudo saia na perfeição, de maneira a representar bem Portugal", conta o corredor que sairá para a estrada às 14h36m30s desta quarta-feira. Só mais quatro corredores partirão depois do português, o que diz bem do estatuto internacional que Nelson Oliveira já conquistou nesta disciplina.

O selecionador nacional, José Poeira, que tem acompanhado a evolução do ciclista desde as camadas jovens, acredita no potencial do pupilo. “O contrarrelógio tem caraterísticas que assentam bem ao Nelson e que não são tão favoráveis para alguns adversários, como é o caso da longa extensão e das partes mais duras, que provocam muitas quebras de ritmo. O objetivo será conquistar mais uma posição entre os dez melhores, sempre com ambição e acreditando que é possível fazer melhor do que nas edições anteriores”, salienta José Poeira.

A concorrência será muito forte. Na linha de partida estarão homens como o atual campeão, o australiano Rohan Dennis, o esloveno Primož Roglič, recente vencedor da Vuelta, o detentor do recorde da hora, o belga Victor Campenaerts, o dinamarquês Kasper Asgreen, vice-campeão europeu da especialidade, o espanhol Jonathan Castroviejo, o suíço Stefan Küng, o alemão Tony Martin, o neozelandês Patrick Bevin, a coqueluche belga Remco Evenepoel, entre outros corredores com potencial de chegar às medalhas.

O contrarrelógio será integralmente transmitido na Eurosport 1, a partir das 13h00.
2019-09-24 - 14:14:00
Partilhar Facebook
« Voltar
 
 
Assembleia Geral
Documentos 2 novembro 2019
120 Anos FPC
Ciclismo Vai Escola
Inscrições Online
História do Ciclismo
História do Ciclismo
Marcos Históricos
Palmarés das Corridas Portuguesas
Volta a Portugal
PNED
Lojas Oficiais
Redes Sociais
Site desenvolvido por: Cyclop Net - Desenvolvimento de Sites Profissionais