Facebook Youtube IPDJ Comité Olímpico Comité Paralímpico Confederação do Desporto Fundação do Desporto Centro de Alto Rendimento UCI UEC Jogos Santa Casa
Início UVP-FPC Equipa Portugal Estrada BTT BMX Pista Escolas Ciclocrosse Ciclismo para Todos
Filiações 2019
Área do Utilizador
Parceiros Oficiais
Vantagens Filiados
Vantagens Filiados
Calendários
Calendário Nacional FPC
Calendários Regionais
Info. Desportiva
Documentos/Formulários
Formação
Formação
Centros BTT
Documentação
Centros BTT
Regulamentos
Gerais
Estrada
Pista
BTT
BMX
Ciclocrosse
Trial
Escolas de Ciclismo
Ciclismo para Todos
Antidopagem
Arbitragem
Disciplina
Contactos
UVP-FPC
Associações
Organizador Provas
Notícias
 
André Domingues resiste aos ataques e conquista a Volta Júnior
Estrada
André Domingues (Escola de Ciclismo Bruno Neves) conquistou hoje, em Seia, a 14.ª Volta a Portugal de Juniores. O corredor leiriense resistiu aos múltiplos ataques da concorrência, incluindo o do belga Lars Droogmanns (Maes CT Glabbeek), que venceu a etapa e subiu ao segundo lugar da geral.

Os 112,1 quilómetros, entre Fornos de Algodres e Seia, com um percurso polvilhado por seis contagens de montanha, foram muito movimentados, permitindo a formação de vários grupos de fugitivos.

O ataque mais poderoso juntou treze corredores em cabeça de corrida, mas o grupo foi perdendo unidades, à medida que iam sendo ultrapassados as dificuldades orográficas. Na primeira passagem pela meta, uma contagem de montanha de terceira categoria, a 18,5 quilómetros do final, sobravam três corredores na dianteira. Um deles, João Silva (Bairrada), batia-se pela etapa e pela classificação dos trepadores. O outro, o colombiano Abner Umba (Team Ingeniería de Vías/Monsalud), procurava chegar à camisola amarela, até porque iniciara a tirada apenas a 2m14s do topo da geral.

No pelotão, André Domingues já não tinha colegas de equipa para o ajudar e a diferença para a frente da corrida aproximava-se perigosamente dos dois minutos. Para complicar ainda mais a vida ao camisola amarela, Lars Droogmanns, que estava a 1m00s na geral, atacou no pelotão e chegou à cabeça de corrida, para discutir a etapa com Abner Umba e João Silva, uma vez que o terceiro elemento que vinha da fuga, Martín Fajardo (Giménez Ganga/Primoti/Tocobike) perdera o contacto.

Num apertado sprint, o corredor belga levou a melhor e comemorou o triunfo, deixando a João Silva no segundo lugar, com o prémio de consolação de ser coroado rei dos trepadores. Abner Umba foi o terceiro, a 5 segundos.

Com o cronómetro a contar, André Domingues assumiu todas as despesas da perseguição no grupo dos candidatos à geral, tentando impedir o sucesso absoluto do ataque de Lars Droogmanns. O português foi bem sucedido. Cortou a meta no oitavo lugar, a 32 segundos, e garantiu a conquista da Volta a Portugal de Juniores, feito que nenhum português alcançava desde 2016, ano em que se impôs João Almeida, entretanto a caminho da Decuninck-Quick Step.

Contas feitas, André Domingues encerra os quatro dias de competição no topo da geral, com 18 segundos de vantagem sobre o belga Lars Droogmanns e com 36 segundos ganhos ao colombiano Steven Bayona (Team Ingeniería de Vías/Monsalud), que o acompanharam no pódio.

"Quando percebi o perigo que o corredor belga representava para a camisola amarela, tive de assumir a perseguição nos últimos 10 quilómetros. Na chegada quebrei um pouco, porque os adversários vieram na roda, mas consegui gerir o tempo para segurar a camisola amarela. Agora há que recuperar e trabalhar para que tudo corra bem no primeiro ano de sub-23", explicou André Domingues.

O belga Tijs Verstappen (Maes CT Glabbeek) segurou a camisola dos pontos e o colombiano Steven Bayona foi o melhor júnior de primeiro ano. Por equipas impuseram-se os colombianos da Team Ingeniería de Vías/Monsalud.

Classificações completas: Clique Aqui

2019-08-25 - 15:15:00
Partilhar Facebook
« Voltar
 
 
120 Anos FPC
Ciclismo Vai Escola
Inscrições Online
História do Ciclismo
História do Ciclismo
Marcos Históricos
Palmarés das Corridas Portuguesas
Volta a Portugal
PNED
Lojas Oficiais
Redes Sociais
Site desenvolvido por: Cyclop Net - Desenvolvimento de Sites Profissionais