Facebook Youtube IPDJ Comité Olímpico Comité Paralímpico Confederação do Desporto Fundação do Desporto Centro de Alto Rendimento UCI UEC Jogos Santa Casa
Início UVP-FPC Equipa Portugal Estrada BTT BMX Pista Escolas Ciclocrosse Ciclismo para Todos
Filiações 2019
Área do Utilizador
Parceiros Oficiais
Vantagens Filiados
Vantagens Filiados
Calendários
Calendário Nacional FPC
Calendários Regionais
Info. Desportiva
Documentos/Formulários
Formação
Formação
Centros BTT
Documentação
Centros BTT
Regulamentos
Gerais
Estrada
Pista
BTT
BMX
Ciclocrosse
Trial
Escolas de Ciclismo
Ciclismo para Todos
Antidopagem
Arbitragem
Disciplina
Contactos
UVP-FPC
Associações
Organizador Provas
Notícias
 
Daniel Mestre triunfa em Castelo Branco
Estrada
O alentejano Daniel Mestre (W52-FC Porto) ganhou hoje a terceira etapa da 81.ª Volta a Portugal Santander, uma longa viagem de 194,1 quilómetros, entre Santarém e Castelo Branco.

A W52-FC Porto colocou toda a equipa na frente do pelotão nos últimos dois quilómetros, guiando Daniel Mestre ao triunfo, no final de 5h11m37s de prova. Cément Russo (Team Arkéa-Samsic) foi segundo e August Jensen (Israel Cycling Academy) fechou o pódio de uma jornada que deixou Gustavo César Veloso (W52-FC Porto) no topo da classificação geral, com vantagem ainda maior sobre os rivais, pois houve “cortes” de tempo, como seria de prever, numa chegada tão complica e técnica como a de Castelo Branco.

A longa distância, o percurso fácil, o calor e a proximidade à etapa da serra da Estrela, faziam antever uma jornada em que as equipas com aspirações à camisola amarela aproveitariam para poupar energia. Havia, no entanto, uma dúvida: as formações dos sprinters iriam empenhar-se para proporcionar uma chegada em pelotão ou compacto ou permitiriam que vingasse uma fuga?

A resposta começou a ser dada logo no início: Jayde Julius (Protouch) e Guillaume Almeida (BAI Sicasal Petro de Luanda) juntaram-se em cabeça de corrida. A vantagem do duo aproximou-se dos 12 minutos, mas dois corredores eram mão-de-obra escassa para levar a fuga até à meta. Isso ficou ainda mais claro quando a Caja Rural-Seguros RGA e a Amore & Vita-Prodir pegaram nos destinos do pelotão e reduziram rapidamente a diferença para valores controláveis.

O sul-africano foi o mais persistente, mas acabou absorvido a sete quilómetros da meta. Além da fuga, também a luta pela camisola da montanha animou a tirada. O basco Peio Goikoetxea (Equipo Euskadi) teve a competência suficiente para manter o estatuto de melhor trepador.

Outro motivo de agitação aconteceu antes da etapa. O colégio de comissários considerou que Joni Brandão (Efapel) beneficiou de apoio irregular por parte do carro de apoio, na etapa de ontem, e aplicou-lhe uma penalização de 10 segundos. Na aproximação à meta, o ciclista da Efapel ainda perdeu tempo num “corte”, finalizando a jornada na décima posição, a 23 segundos do camisola amarela.

Gustavo César Veloso está, pois, no topo da geral. Tem 3 segundos de vantagem sobre Mikel Aristi (Euskadi Basque Country-Murias) e 8 relativamente a Daniel Mestre (W52-FC Porto), que lhe sucedem na tabela.

A W52-FC Porto é ainda dona da camisola verde, através de Daniel Mestre, e comanda por equipas. Urko Berrade (Euskadi Basque Country-Murias) é o melhor jovem.

A quarta etapa da Volta a Portugal, a disputar neste domingo, é uma das mais aguardadas da 81.ª edição da corrida. A caravana vai partir da Pampilhosa da Serra às 13h15 e, depois de percorridos 145 quilómetros, os mais fortes do pelotão devem alcançar o alto da Torre, na serra da Estrela, cerca das 17h20.

Após três anos de ausência, o ponto mais alto de Portugal Continental volta a receber um final de etapa. A subida para a meta será feita pela vertente considerada a mais dura. Serão 19,7 quilómetros de escalada, com uma inclinação média de 6,6 por cento, desde a Covilhã. Vai ser a prova da verdade para se perceber quem são os reais candidatos a vestir de amarelo, daqui a uma semana, no Porto.

Classificações completas: Clique Aqui
2019-08-03 - 17:17:00
Partilhar Facebook
« Voltar
 
 
120 Anos FPC
Ciclismo Vai Escola
Inscrições Online
História do Ciclismo
História do Ciclismo
Marcos Históricos
Palmarés das Corridas Portuguesas
Volta a Portugal
PNED
Lojas Oficiais
Redes Sociais
Site desenvolvido por: Cyclop Net - Desenvolvimento de Sites Profissionais