Facebook Youtube IPDJ Comité Olímpico Comité Paralímpico Confederação do Desporto Fundação do Desporto Centro de Alto Rendimento UCI UEC Jogos Santa Casa
Início UVP-FPC Equipa Portugal Estrada BTT BMX Pista Escolas Ciclocrosse Ciclismo para Todos
Filiações 2019
Área do Utilizador
Parceiros Oficiais
Vantagens Filiados
Vantagens Filiados
Calendários
Calendário Nacional FPC
Calendários Regionais
Info. Desportiva
Documentos/Formulários
Formação
Formação
Centros BTT
Documentação
Centros BTT
Regulamentos
Gerais
Estrada
Pista
BTT
BMX
Ciclocrosse
Trial
Escolas de Ciclismo
Ciclismo para Todos
Antidopagem
Arbitragem
Disciplina
Contactos
UVP-FPC
Associações
Organizador Provas
Notícias
 
Davide Appollonio vence sprint de Leiria
Estrada
O italiano Davide Appollonio (Amore & Vita-Prodir) ganhou hoje, ao sprint, a primeira etapa da 81.ª Volta a Portugal Santander, uma viagem de 174,7 quilómetros, entre Miranda do Corvo e Leiria. Samuel Caldeira (W52-FC Porto), vítima de queda nos dois últimos quilómetros, mantém a camisola amarela.

A fase final da etapa foi eletrizante, marcada por uma queda coletiva, que envolveu, além de Samuel Caldeira, corredores como Joni Brandão (Efapel). Nos homens que sobraram na frente, após o acidente, a luta foi acesa. A vitória sorriu a Davide Appollonio, no regresso ao ativo após uma suspensão de quatro anos. Seguiram-se Daniel Mestre (W52-FC Porto) e Matteo Malucelli (Caja Rural-Seguros RGA), todos creditados com 4h47m07s (média de 36,508 km/h).

Antes da emocionante discussão ao sprint, a história foi diferente. O pelotão optou por pedalar placidamente no início da jornada, permitindo a fuga, logo ao quilómetro 5, de David Ribeiro (LA Alumínios-LA Sport), Gaspar Gonçalves (Miranda-Mortágua), Mathias Reutmann (Swiss Racing Academy) e Peio Goikoetxea (Equipo Euskadi). A diferença chegou a passar os 12 minutos, mas a W52-FC Porto colocou ordem na corrida, fazendo a desvantagem do pelotão cair para menos de 7 minutos.

Na última montanha do dia, a pouco mais de 70 quilómetros do final, quando era preciso começar a perseguir de forma mais intensa para garantir o sucesso da perseguição, os portistas usaram a mesma estratégia que já lhes vimos no Troféu Joaquim Agostinho: levantaram o pé para aumentar a diferença, na expectativa que outras equipas assumissem as despesas na altura em que o trabalho tinha de ser a doer para que fosse possível anular a fuga.

A Vito-Feirense-PNB respondeu à chamada e fez o pelotão aproximar-se decisivamente dos aventureiros da jornada. A ajuda da Caja Rural-Seguros RGA e da Euskadi Basque Country-Murias permitiu colocar ponto final na fuga a pouco mais de dois quilómetros da chegada, altura em que só resistiam na frente Gaspar Gonçalves e Mathias Reutmann.

A partir daí, a história é conhecida: susto com a queda e final ao sprint. Para as contas da geral, nada a assinalar. Samuel Caldeira mantém-se no topo, com o mesmo tempo do suíço Gian Frieseck (Swiss Racing Academy) e do galego Gustavo César Veloso (W52-FC Porto), segundo e terceiro, respetivamente.

Davide Appollonio passou a comandar a classificação por pontos. O basco Peio Goikoetxea aproveitou a fuga para vestir a camisola dos trepadores e o francês Thibault Guernalec (Team Arkéa-Samsic) permanece como melhor jovem. Por equipas manda a W52-FC Porto.

A segunda etapa coloca o pelotão, nesta sexta-feira, a cumprir a viagem mais longa da prova, 198,5 quilómetros, entre Marinha Grande e Santo António dos Cavaleiros, concelho de Loures. A chegada coincide com um prémio de montanha de quarta categoria, que reflete uma rampa de 1400 metros, com 8 por cento de inclinação média.

A colocação será a chave nesta tirada. Por um lado, para evitar os “cortes” que, inevitavelmente, acontecerão numa chegada em subida acentuada. Mas a colocação e os sentidos bem alerta serão também essenciais durante a viagem, que atravessa a região Oeste, onde o vento pode proporcionar movimentações que segmentem o pelotão.

Classificações completas: Clique Aqui
2019-08-01 - 18:18:00
Partilhar Facebook
« Voltar
 
 
120 Anos FPC
Ciclismo Vai Escola
Inscrições Online
História do Ciclismo
História do Ciclismo
Marcos Históricos
Palmarés das Corridas Portuguesas
Volta a Portugal
PNED
Lojas Oficiais
Redes Sociais
Site desenvolvido por: Cyclop Net - Desenvolvimento de Sites Profissionais