Facebook Youtube IPDJ Comité Olímpico Comité Paralímpico Confederação do Desporto Fundação do Desporto Centro de Alto Rendimento UCI UEC Jogos Santa Casa
Início UVP-FPC Equipa Portugal Estrada BTT BMX Pista Escolas Ciclocrosse Ciclismo para Todos
Filiações 2019
Área do Utilizador
Parceiros Oficiais
Vantagens Filiados
Vantagens Filiados
Calendários
Calendário Nacional FPC
Calendários Regionais
Info. Desportiva
Documentos/Formulários
Formação
Formação
Centros BTT
Documentação
Centros BTT
Regulamentos
Gerais
Estrada
Pista
BTT
BMX
Ciclocrosse
Trial
Escolas de Ciclismo
Ciclismo para Todos
Antidopagem
Arbitragem
Disciplina
Contactos
UVP-FPC
Associações
Organizador Provas
Notícias
 
Cooperação reforçada entre ciclismo de Portugal e de Espanha
UVP-FPC
A Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) e a Real Federação Espanhola de Ciclismo (RFEC) assinaram, neste domingo, um protocolo de cooperação entre as duas entidades, que reforça a interligação já estabelecida pelo convénio anteriormente firmado.

Os presidentes da FPC, Delmino Pereira, e da RFEC, José López Cerrón, aproveitaram a presença em Roma, na Assembleia Geral da União Europeia de Ciclismo (UEC), realizada em conjunto com a Confederação Africana de Ciclismo (CAC), para assinar o documento que reforça a cooperação entre as duas principais instituições do ciclismo ibérico.

Delmino Pereira e José López Cerrón chegaram a acordo em matérias estratégicas para o desenvolvimento da modalidade em Portugal e em Espanha. Neste aspeto, destaca-se o compromisso de cooperação ao nível da calendarização das provas, tendo em conta as necessidades de ambos os países.

Merece também destaque a iniciativa de padronizar os processos de admissão aos cursos de formação de treinadores e de comissários.

Tendo em conta as recentes alterações ao número de corredores por equipa nas provas de estrada, a FPC e a RFEC acordaram que, nas provas nacionais portuguesas e espanholas, poderão participar equipas continentais de ambos os países, não sendo consideradas estrangeiras. Esta medida carece do acordo da União Ciclista Internacional, já que o regulamento de estrada estabelece que nas provas nacionais apenas podem participar equipas continentais do país em que se disputa essa corrida.

O acordo de cooperação torna também clara a permissão de filiados dos dois países participarem em eventos de competição ou de ciclismo para todos do outro lado da fronteira, sem necessidade de apresentar declarações específicas de autorização.

O acordo entre as duas federações foi celebrado na presença do presidente da UEC, Rocco Cattaneo.

2019-03-10 - 12:12:00
Partilhar Facebook
« Voltar
 
 
Ciclismo Vai Escola
Inscrições Online
História do Ciclismo
História do Ciclismo
Marcos Históricos
Palmarés das Corridas Portuguesas
Volta a Portugal
PNED
Lojas Oficiais
Redes Sociais
Site desenvolvido por: Cyclop Net - Desenvolvimento de Sites Profissionais